Direito de arrependimento: o que é e como funciona?

O direito de arrependimento é previsto no art. 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), permitindo a desistência pelo consumidor, do contrato em que se adquire produto ou serviço fora do estabelecimento comercial, desde que exercido em até 07 (sete) dias a contar da assinatura do contrato ou do recebimento do produto ou serviço.

Em que contexto surgiu o direito de arrependimento e como se aplica atualmente:

Como o CDC é de 1990, a norma foi feita pensando nos sistemas de vendas por telefone, que eram comuns na época, o que prevaleceu até o começo dos anos 2000, mas que praticamente caíram em desuso nos dias de hoje.

Mesmo não sendo previsível naquela época, hoje a norma tem grande importância nas compras feitas pelo comércio eletrônico.

Por que é importante?

A real noção de um produto ou serviço só se mostra viável em muitos casos quando o consumidor está com ele em mãos. A distância, ilustrações, palavras ditas e textos podem induzir o consumidor ao erro ou mesmo dar uma noção errada sobre o atendimento de suas expectativas.

É por isso que a lei o protege, para que se evite um negócio frustrado por conta de visão errada, que pode não corresponder a algo útil ou necessário para quem adquire.

Ao desistir do negócio, o consumidor tem direito ao reembolso com valor atualizado imediatamente. A lei não estabelece prazo, mas deve ser razoável, o que varia de caso para caso.

É importante destacar que o prazo de sete dias para desistência deverá ser respeitado. Ultrapassado, o consumidor não poderá desfazer o negócio por arrependimento. Também não se pode exercer este direito se a aquisição do produto ou serviço em estabelecimento comercial físico.

Por fim, é importante ter em mente que ao promover o pedido de desistência, entre em contato com o fornecedor e sempre tome nota dos protocolos de atendimento.

Conclusão:

Então, o consumidor tem direito de se arrepender da compra feita, desde que fora do estabelecimento comercial. Qualquer local fora deste é considerado para exercício do direito.

Atente-se aos prazos, exerça o direito e guarde provas de seu pedido.

Dúvidas? Entre em contato conosco clicando aqui.